Dados dos Egressos
A pesquisa intitulada “ Trajetória Profissional dos Egressos do ICSEZ/UFAM foi realizada no período de 2022 a 2024. Esta pesquisa foi coordenada pela Prof. Dra. Sandra Helena da Silva e contou com mais sete pesquisadores doutores dos setes cursos e dez discentes. Foram contatados 394 egressos dos 1450 formados no período de 2011 até 2022/1. O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ completou 17 anos de existência em setembro de 2024 e em sua trajetória de ensino, pesquisa e extensão formou centenas de estudantes, em seus sete cursos de graduação - Administração, Artes Visuais, Educação Física, Comunicação Social - Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia. Desde a criação do ICSEZ, não houve formalmente um diagnóstico, uma pesquisa e ou mesmo um acompanhamento dos egressos do Instituto, com objetivo de identificar as contribuições dos cursos no processo de formação para suas inserções no mercado de trabalho, para sua atuação na sociedade como cidadão, ou mesmo para que estes egressos pudessem retornar ao instituto com objetivo de colaborar nos processos avaliativos de seu curso e da instituição como um todo. Os dados indicaram que os processos de formação nos cursos de graduação do ICSEZ foram muito significativos para a vida profissional dos egressos, em sua maioria ficaram totalmente satisfeitos com o curso e qualificação dos docentes. Abordaram as fragilidades estruturais, a falta de estágio, espaços próprios para aulas práticas o que afetou sobremaneira o processo de formação, em especial nos cursos que exigem aulas práticas. O acesso à política de assistência estudantil, aos projetos de pesquisa e extensão foram essenciais para a formação qualificada e também para a permanência estudantil durante a graduação, visto receberem auxílios financeiros e acesso ao restaurante universitário. Em síntese identificamos nesta pesquisa o quanto as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) precisam estar atreladas as políticas de assistência estudantil, a rede de apoio familiar e social, a auxílio pecuniário, condições de moradia em segurança e um corpo docente e técnico qualificado e sensível as realidades postas pelos estudantes do interior do Amazonas.
Saiba mais sobre a pesquisa acessando o link: Trajetória Profissional dos Egressos
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