Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exibição do documentário “Ilhas das Flores” realizado por acadêmicos do ICSEZ/UFAM, incentiva debate sobre questões ambientais
Últimas notícias

• Publicado: Domingo, 26 de Novembro de 2023, 11h05
  • Última atualização em Domingo, 26 de Novembro de 2023, 11h05

Na noite dessa segunda-feira (30), ocorreu na Escola Municipal Luz do Saber, a exposição do curta-metragem “Ilha das Flores”, promovido por acadêmicos do curso de Jornalismo e Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ, com o objetivo de conscientizar e debater acerca de questões sociais e econômicas através da história de um tomate, desde sua plantação até sua comercialização e descarte.

A ação inicialmente serviu como atividade avaliativa da disciplina de Economia e Meio Ambiente da Amazônia, ministrada pelo Professor Dr. Gerson André Albuquerque Ferreira, mas se tornou uma oportunidade de conscientização acerca do trajeto do lixo. O público-alvo foram alunos do EJA, uma modalidade da educação básica para jovens e adultos, que permite a inserção e qualificação no mercado de trabalho.

O projeto contou com a divisão de grupos das turmas de Jornalismo e Pedagogia, que ficaram responsáveis em administrar aulas com debates sobre a questão ambiental e a desigualdade social, que tem atingido a cidade de Parintins-Am, além e propor dinâmicas que envolvessem os alunos. O roteiro de atividades incluiu a exibição do documentário do cineasta brasileiro, Jorge Furtado, a aplicação de questionários que incentivassem os alunos a compartilharem ideias e práticas que possam ser usadas para diminuir o consumismo desenfreado, além das rodas de conversas que incluíram assuntos como descarte correto do lixo, compostagem e queimadas urbanas. Temas de grande significado atualmente, dado ao avanço dos impactos ambientais sofridos pela população nos últimos anos.

Com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a sociedade de consumo e suas consequências, o projeto desenvolvido consistiu na exibição do documentário, o qual começa mostrando a Ilha das Flores, um local de depósito de lixo e resíduos orgânicos. O filme segue a trajetória de um tomate, na cadeia social e econômica e apresenta os diversos aspectos da sociedade, como a exploração do trabalho, a desigualdade e a fome. São mostrados o depoimento de pessoas envolvidas no processo, como agricultores, trabalhadores e consumidores, ao mesmo tempo que introduz dados estatísticos sobre a fome no mundo. O curta-metragem retrata de forma impactante e com uma linguagem acessível, uma trajetória isolada que desagua em um panorama geral, rodeado de questões sociais e que provocam reflexões acerca do sistema econômico e em como ele atua na perpetuação desses problemas.

Por: Jackeline Carvalho

registrado em: