Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmica indígena apresenta TCC sobre influência da igreja evangélica em aldeia Tikuna
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Acadêmica indígena apresenta TCC sobre influência da igreja evangélica em aldeia Tikuna

  • Publicado: Domingo, 26 de Novembro de 2023, 11h11
  • Última atualização em Domingo, 26 de Novembro de 2023, 11h11

Emilli Marolix, do curso de Comunicação Social/ Jornalismo, apresentou a sua Tese de Conclusão de Curso (TCC) no dia 13 de novembro, no laboratório de Vieodifusao do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ). Orientada pelo Prof. Dr. Gerson Albuquerque, a discente trouxe uma temática que conta sobre as implicações que a igreja evangelica traz para as aldeias indígenas.

O TCC “Magüta” mostra impactos da igreja Evangélica na Aldeia Indígena Tikuna Filadélfia, no Alto Solimões. Mangüta, em Tikuna, quer dizer “povo pescado”. O TCC foi orientado pelo prof. Gerson Albuquerque, Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e mestre em Sociologia. Depoimento do orientador, prof. Gerson: 

“No dia de hoje, tive um sentimento muito forte de que a educação inclusiva tem efeitos poderosos na vida, seja pessoal, social, mas aqui falo do espaço acadêmico que muitas vezes também abrigam guetos minúsculos de intolerância e preconceito. Essa sensação foi possível em uma experiência que poderia ser sido de caráter corriqueiro nos ritos de formação acadêmica. Mas, nesse caso foi uma bela demonstração de força e afirmação étnica de uma estudante do curso de jornalismo do ICSEZ, que tive o privilégio de orientar".

O professor ainda relata que a temática abordada estava ligada à sua experiência como sociólogo, e como pessoa.  E diz que mesmo estando em uma cidade como Parintins que é conhecida mundialmente por debater sobre a questão indígena, a representações são desprovida de realidade. "Uma fartura de imagens presentes no Festiva Folclórico em uma forma romantizada que propõe o indígena em uma subalternidade ao latifúndio. Por sua vez, na realidade está repleta de ações preconceituosas cujas tensões são dissolvidas em uma falsa valorização do indígena, um sujeito fictício que desaparece fora do evento do festival", disse ele.

Sobre o TCC de Emilli, a primeira indígena formada em Jornalismo pelo ICSEZ, ele ressalta. "Pude ouvir uma voz tímida, mas cheia de força de Emili, que apresentou de forma exemplar sua indignação ativa em relação ao massacre espiritual dos indígenas Tikuna. Foi vestida a caráter sem qualquer constrangimento porque ali estava para iniciar um processo afirmativo dentro do espaço acadêmico. Mostrou a importância dos programas de permanência de indígenas nos cursos da Ufam".

Além do orientador Prof. Gerson Albuquerque, estavam como avaliadores do TCC as Dras. Hellen Picanço e Soriany Neves, e o Dr. Lucas Milhomens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página